quinta-feira, 23 de outubro de 2008

CANCRO PULMÃO É AMIGO DO TABACO!

"A sequenciação do genoma do adenocarcinona do pulmão, a forma desta doença que afecta 40 por cento dos doentes, mais do que duplicou o número de genes que se sabe estarem relacionados com este cancro. E mostra que as células dos fumadores sofrem mais mutações do que as dos que nunca fumaram.
O cancro do pulmão é o que mais mata: faz todos os anos mais de um milhão de mortes em todo o mundo. Os adenocarcinomas resultam de anomalias que se vão acumulando no ADN do doente, ao longo da sua vida, e provocam uma multiplicação celular descontrolada.

Uma das coisas que os cientistas conseguiram já perceber é que os doentes fumadores têm defeitos genéticos diferentes dos daqueles que desenvolvem cancro do pulmão mas não fumam. Na verdade, os fumadores - que representam 90 por cento dos casos deste cancro - têm mais genes com mutações. Os tumores de fumadores podiam ter até 49 mutações genéticas, enquanto nenhum dos doentes que nunca fumou apresentava mais do que cinco mutações.É preciso mais trabalho para perceber a importância clínica destas diferenças, mas uma possibilidade é que um alto nível de mutações possa fazer com que um cancro se espalhe mais rapidamente ou resista aos medicamentos. "

fonte: "Publico"

Sem comentários: